quarta-feira, 3 de março de 2010

Boas notícias

Como é do conhecimento geral sou doente oncológico.

Como também é do conhecimento geral fala-se numa reestruturação da Rede Nacional dos Serviços de Oncologia e, caso essa reestruturação avance nos moldes em que está prevista, o Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) será um dos 16 do país que ficará sem esses serviços.

Por isso, é com bons olhos e agrado que leio ESTA e mais ESTA notícia na imprensa regional.

Mas, senhor presidente, João Ataíde, peço-lhe que não se deixe "embalar" por garantias de "hoje" que "amanhã" podem já não o ser. É preciso sermos vigilantes e actuantes. É que na política, tal como no futebol, o que "hoje" é verdade "amanhã" é mentira.

E nós sabemos como são os políticos e aqueles que são nomeados para cargos políticos, como o presidente da ARS Centro, que se regem por interesses governamentais. "Hoje" são capaz de nos dar o rebuçado para "amanhã" roubarem-nos a bicicleta.

E por isso, o que lhe peço, senhor presidente, João Ataíde, e acredito em si, é que não deixe morrer o assunto. São muitas as pessoas que ficarão afectadas se os Serviços de Oncologia do HDFF fecharem...

Não penso só em mim. Penso na D. Adélia de 75 anos, de Ferreira-a-Nova, que tem, tal como eu, um linfoma e poucos recursos. Penso em muitos sexagenários e septuagenários que estão a fazer quimioterapia, tal como eu, no HDFF, e que se tiverem que ir para Coimbra vai ser o "cabo dos trabalhos".

Quem qualidade de vida restará a essas pessoas?! É que 50 quilómetros para quem vive em Lisboa não é nada! Mas, 50 quilómetros aqui na santa terrinha são muito mais "longos" (se é que me percebe) do que para quem está atrás de uma secretária, de um qualquer ministério na capital...

E, ao contrário do Governo, sei que o senhor não olha para as pessoas como meros números em contas de somar, subtrair, dividir ou multiplicar... Sei, João Ataíde, que olha para as pessoas como elas são: como seres humanos, que devem ser respeitados, que merecem dignidade.

Um bem-haja a si e a todos os que têm manifestado interesse por este assunto.
E não esqueçam "hoje" são "eles" a precisar, amanhã podem ser "vocês" (Deus queria que não)...

E sexta-feira lá tenho mais uma sessão de quimioterapia, no HDFF, a 3ª de um ciclo de 8. Se por um lado estou já com o receio e o nervosismo normal, por outro estou tranquilo e feliz porque vou encontrar pessoas e profissionais que já fazem parte da minha vida...

1 comentário:

Guimaraes disse...

Tenho visto comparar a situação da Oncologia com a de Obstetrícia, mas não são comparáveis. Obstetrícia tinha uma equipa de cerca de 30 pessoas para fzerem a média de 1.5 partos por dia (muitas senhoras da Figueira achavam mais chic ir parir a Coimbra). Pelo contrário, Oncologia estrá sempre cheia de doentes e a equipa é incomparavelmente mais pequena. Só um teórico "boy" de Lisboa se pode lembrar de fechar tão prestimoso serviço.
Um abraço com desejos de melhoras!