segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Feliz Aniversário. Amo-te.

Nuno Dâmaso, 15/2/1991 +29/4/2004


01_SETEMBRO_2003. A voz do outro lado do telemóvel confirmava as minhas suspeitas iniciais: “Tem calma, Paulo… o teu irmão… tem leucemia… mas não é, diz o médico, das mais graves… É curável”.

Naquele dia quente de Verão, dividido entre o trabalho e uns martinis no café da “Selene”, em Maiorca, andava apoquentado. O meu irmão Nuno não andava bem e ninguém percebia porquê.

Há já alguns dias que ele, com os seus 12 anitos, se queixava de dores nos joelhos e nos tornozelos. Lá em casa julgamos ser normal, uma vez que o Nuno jogava futebol no Rosa Náutica. Queria ser guarda-redes. O Moreira era um dos seus ídolos…

Em poucos dias, as dores agudizaram. O Nuno começou a perder apetite e peso. Aos 12 anos, o Nuno estava prestes a “alcançar-me” lá nos meus 1,78m. Começou a ficar pálido e com os lábios gretados.

“Pode ser anemia ou uma porra assim!” – disse lá em casa.
Mas o meu pressentimento ia mais longe…

A preocupação começou a tomar conta da família. O Nuno foi ao Hospital da Figueira da Foz e nada. Os médicos não diagnosticaram nada… nadinha… Todos estranhamos!

Fomos a Coimbra, ao Hospital Pediátrico. Os piores receios confirmaram-se…

Contudo, nada estava perdido… Dois anos de tratamentos e ficarias “como novo” ou quase…

Prometi, na altura, que em Setembro de 2005 juntaria neste dia (01-09) toda a família para “celebrar” a tua vitória sobre a doença. Mas, o final da história já é, infelizmente, conhecido…

Hoje, não consigo juntar a família à minha (nossa) beira para este jantar, que seria de arromba. “Com ucranianas, gajas nuas, macacos e anões”, dizia na brincadeira.

Hoje, os destroços da tua morte são mais fortes do que qualquer terramoto... Do que qualquer tsunami… A dor dá lugar à revolta…

Tenho saudades tuas.
Sinto a falta do teu sorriso.

Amo-te Nuno Dâmaso (e sempre amarei)
Do teu irmão, Paulo Dâmaso

PS - A vida é injusta. Hoje, tal como tu, sou eu que luto contra um cancro. Um Linfoma. Mas vou vencer. Eu, com a tua ajuda (porque sei-te sempre comigo), vou vencer.


********
FELIZ ANIVERSÁRIO NUNO.
SE FOSSES VIVO FARIAS HOJE 19 ANOS…
JAMAIS SERÁS ESQUECIDO...
UM BEIJO DE ETERNA SAUDADE...

6 comentários:

Anónimo disse...

Oh Paulo,
Que coisa linda!
Escreves com o coração.
Vieram-me as lágrimas aos olhos com o que maravilhosamente escreveste.
Não tenhas dúvidas de que o teu "maninho" é agora o "teu anjo da Guarda"!
Acompanhei, na altura, a tua dôr através de um blogue que tu tinhas, e vi como sofreste.
Agora é contigo, a luta!
Mas é como te disse "uma constipação" mais complicada, que vai passar com a ajuda de DEUS e a luz do teu irmãozinho!

Um beijinho no teu coração.

Isabel

rgs disse...

O que nos torna Imortais, é o facto de termos alguém que nos Ame, ou simplesmente, que se lembre de nós.
Força meu Amigo.

Joana disse...

Tambem eu ja estou a chorar.
Voces eram quase iguais. Ao contrario do teu irmão, contigo vai correr bem, nao tenhas duvidas. continua com a mesma força que até aqui.

Beijinho

Custódio Cruz disse...

Difícil comentar...
Mesmo assim...
Nunca desanimes Paulo Dâmaso...
Nunca há dois desenlaçes iguais...
Assume a luta que o teu irmão perdeu...e tens que a ganhar por ele...(e por ti claro...)...

Custódio Cruz

Anónimo disse...

Um abraço de força e solidariedade nesta data que, apesar da tristeza pela morte, será sempre de alegria pelo nascimento de um menino bom como era o teu irmão

João P.

Anónimo disse...

Não há palavras que consolem as grandes perdas!

Não há justificações plausíveis para um desaparecimento precoce!

Mas há amigos dispostos a atenuar todos esses sentimentos, ansiedades e angústias ;) Eu sou apenas uma de muiittooosss amigos e estou aqui sempre que precisares ;)))

abraço gigante ;)

carla neves