quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Direito de Cidadania

Sinto-me hoje muito feliz. Sinto que exerci o meu direito de cidadania.

Consegui chegar à fala com a primeira-dama, Maria Cavaco Silva (MCS), e expressar-lhe a minha preocupação quanto ao eventual encerramento do Serviço de Oncologia do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF).

Aproveitei a sua visita à cidade - à freguesia de S. Pedro - e, frente-a-frente, dialoguei com a primeira-dama, devidamente autorizado por ela própria.

Quis dar-lhe a conhecer o meu caso pessoal, no que à doença diz respeito, e manifestei o quanto me preocupa a reestruturação da Rede Oncológica Nacional e o eventual fecho do serviço do HDFF.

Contei a MCS as condições do Serviço Oncológico local, quantos casos e o número de tratamentos que são feitos, o investimento público realizado e os transtornos que o eventual fecho daquele serviço irá causar a muitas centenas de pessoas.

A primeira-dama interrogou-me: “E se o serviço do HDFF fechar para onde vão os utentes?”

Serão transferidos para Coimbra para os já sobrelotados HUC e IPO”, respondi-lhe.

Entre outros pontos de conversa e desabafos, lancei um repto a Maria Cavaco Silva, que revelou estar “sensibilizada” com o meu caso e com as preocupações que lhe tinha transmitido.

Gostava de lhe lançar um desafio. Quando a sua agenda o permitir, venha conhecer o Serviço Oncológico do HDFF, um dos 16 que corre o risco de fechar no país, caso a reestruturação da Rede Oncológica avance nos moldes em que está actualmente prevista”, atirei.

Maria Cavaco Silva respondeu-me: “Quero que transmita, por escrito, estas suas preocupações e que me as faça chegar pelo Gabinete da Presidência. Dentro das minhas possibilidades tentarei ver de que forma poderei responder às suas preocupações”, disse.

Fiquei sensibilizada com as suas palavras e, sinceramente, desejo-lhe as melhoras rápidas”, rematou.

Sim, vou fazer o que me pediu e, desde já, agradecer-lhe, Dr.ª Maria Cavaco Silva, pelos minutos que disponibilizou para me ouvir. Assim fosse a classe política deste país: disponível para ouvir os problemas dos cidadãos.

Fiquei contente com a sua atitude perante as preocupações legítimas de um jovem cidadão, que é também um doente oncológico.

Fiquei feliz comigo porque tive a coragem e não receei falar e desabafar com a primeira-dama de Portugal. Sinto que cumpri o meu direito de cidadania...

Os meus cumprimentos,
Paulo Dâmaso

7 comentários:

Luís V. disse...

Na mouche amigo Paulo. Essa pequena (mas de grande valor) conversa com a esposa do Presidente da República foi muito importante. Penso que não só para ti mas também pelos muitos doentes que são «atendidos» no hospital da Figueira.
É bom ver que ainda há pessoas sensíveis à causa pública e capaz de ouvir as preocupações populares. De facto, e como dizes no teu texto, a Dra Maria Cavaco Silva só pelo "gesto" de te ouvir já simboliza muito.
O teu gesto em expressar o que te vai na alma ainda ganha mais valor ao saber que não olhas só pelos teus interesses pessoais mas que é por uma luta de muita gente.
Paulo, sabes que nem sempre estou de acordo contigo mas, hoje, estás de parabéns pela forma como abordaste a situação. Muitos parabéns e muita força na tua luta.

Anónimo disse...

Olá Paulo, quando tive conhecimento do seu caso fiquei chocada. A realidade e a vida são, por vezes, cruéis. E consigo a vida, pelo que sei, não tem sido nada fácil. Sei que o Paulo é uma pessoa forte. Sei que está a encarar a doença de forma positiva. Isso é bom. Desejo que ultrapasse esta fase menos boa da sua vida.

Ass: Cristina Sousa

Anónimo disse...

Corajoso e oportuno. Mas temo que a primeira dama não tenha essa influência que tu esperas dela
não é ela que manda embora possa dar vizibilidade ao caso

Custódio Cruz disse...

Parabéns PAULO DÂMASO...
Que grande lição de cidadania deste áqueles que se pensam imortais e passam a vida a assobiar para o lado...
Não desejo mal a ninguém, mas quem sabe se um dia destes ainda um desses tais... não terá que agradecer gestos como o teu...
De seguida e com um pouco de silêncio quero mostrar o meu grande respeito por pessoas como tu...
Não digas nada...
Disfruta da tua consciência em plena liberdade...
CNC

rgs disse...

Parabéns.

Anónimo disse...

Paulo quero dizer-te que apesar de te conhecer há muito pouco tempo já tenho admiração por ti.
Sei que estás a travar uma luta terrivel mas não deixas o teu sentido de humor de lado. Podes não conseguir nada com esta abordagem à Dra Cavaco Silva, mas uma coisa é certa,tiveste coragem, não ficaste calado que é o que normalmente o que toda a gente faz.
Dou-te os parabéns ppor seres quem és e acho que devias ser "aproveitado" para ajudares outras pessoas que têm o mesmo problema que tu porque sei que tens força para dar e vender.
Continua asim e tudo de bom

capotinha

Anónimo disse...

Os jornalistas aprendem, desde muito cedo, que o mais importante é tentar ;)))) E tu tentaste e conseguiste falar com a Primeira-Dama ;)

Ao contrário de algumas pessoas, acredito sinceramente que ela possa reportar esta e outras situações a quem de direito ;)

Já agora, lanço o desafio de um abaixo-assinado ;)))

Um abraço gigante desta amiga que te admira ;)

Carla Neves