quarta-feira, 7 de julho de 2010

Silenciaram-nos

A 4ª edição do festival de bandas figueirense “Noites no Forte”, prevista de 9 a 14 de Agosto, foi cancelada pela organização, a cargo da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

A autarquia, através do vereador da Juventude Carlos Monteiro, alegou “razões de ordem financeira” para o cancelamento.

Eu, em meu nome pessoal, lamento esta decisão.
Eu, enquanto músico e elemento de uma banda, Cães Danados, protesto contra esta decisão.

Eu, enquanto cidadão desta nossa terra, pergunto: A autarquia não tem 15 mil euros para ajudar e apoiar as bandas jovens da Figueira da Foz – inscreveram mais de 30 projectos – sim, 30 – apesar de apenas 18 serem escolhidos para participar.

As contas são fáceis. 30 x 4 elementos por banda (média) são 120 jovens que, ao longo do ano, dão trabalho a muitas pessoas, nomeadamente professores de música, a salas de ensaio, compram em lojas de instrumentos na cidade e que, talvez mais importante, ao ingressarem e abraçando a música, desviam-se de comportamentos de risco.

É TRISTE MAS SILENCIARAM-NOS.

A CÂMARA DA FIGUEIRA DA FOZ NÃO APOIA OS SEUS JOVENS.

A CÂMARA DA FIGUEIRA DA FOZ PREFERE ESBANJAR DINHEIRO COM OUTRO TIPO DE ACTIVIDADES QUE NÃO TRAZEM RETORNO À CIDADE.

MAS APOIAR OS SEUS JOVENS? NÃO, É MUITO CARO.

15 MIL EUROS (DOS QUAIS 50% SERVEM PARA PAGAR A LOGISTICA) É MUITO DINHEIRO.

DAR – DAR NÃO PAGAR, POIS AS BANDAS JOVENS AINDA SÃO OBRIGADAS A PASSAR RECEBIDO À CÂMARA – 150 EUROS A CADA BANDA COMO INCENTIVO É CARO. A CÂMARA NÃO TEM.

MEUS AMIGOS, DESDE JÁ LANÇO UMA IDEIA.

VAMOS TODOS, JUNTAR-NOS FRENTE À CÂMARA, COM OS NOSSOS INSTRUMENTOS MUSICAIS, FITAS ADESIVAS COLADAS NA BOCA, UMA FAIXA NEGRA COM A FRASE “SILENCIARAM-NOS” E, DE FORMA ORDEIRA, MANIFESTAR SILENCIOSAMENTE O NOSSO PROTESTO!

QUEM ALINHA?

VAMOS MOSTRAR À CIDADE QUE TEMOS VALOR E QUEREMOS LUTAR PELA NOSSA CIDADE, PELA NOSSA CULTURA, PELA NOSSA DIFERENÇA…

LAÇO AQUI O REPTO.
EU ALINHO…

Sem comentários: