domingo, 27 de dezembro de 2009

Explicação II

Muitas pessoas têm-me questionado sobre o que se passa afinal comigo e com a minha saúde. Pois bem, chegou a hora de começar a dar algumas explicações e informações.

Há cerca de um mês comecei com umas dores na zona inguinal. Depois de algumas idas ao centro de saúde e hospital disseram-me que seria uma cólica renal e toca de fazer exames.

Os resultados vieram a revelar que algo estaria mal e que há uma infecção, de origem desconhecida, nessa zona. Cólica renal nem vê-la (apesar de já ter dado origem a uma música dos Cães Danados!!!!).

No dia 16 deste mês, fui, já com os resultados dos exames, a uma consulta com o Dr. Carlos Serra, no Centro de Saúde, que me mandou imediatamente para o Hospital da Figueira da Foz e direitinho para as mãos do meu segundo "anjo da guarda", a Drª Amélia Pereira.

Médica dedicada vive a sua profissão a mil por cento e para com quem terei sempre uma enorme dívida para o resto da minha vida.

Fiquei mas melhores mão do mundo. Depois de dois dias de exames (dia 17 e 18) e de muito receio, eis as notícias. O menino Paulo tem que ir à "faca". Sexta-feira, 18, 19h15. Fiz uma biópsia para recolha dos ganglios alojados do lado esquerdo na zona inguinal.

Não percebendo muito bem estes procedimentos e linguagem médica, sei que acabaram por fazer mais do que a biópsia e removeram parte dos ganglios alojados. Contudo, e por alguns deles se encontrarem junto a uma artéria vital, não foram todos retirados.

Esses ganglios, meu amigos, vão ter que ser aniquilados através de tratamento que poderá passar por radio ou quimioterapia. Vai ser a minha segunda batalha.

Para já a primeira está quase ultrapassada. Já tive alta hospitalar, estou em casa do meu pai e, se tudo correr como previsto, amanhã (segunda, 28) já devo tirar os agrafos do "amanhanço" :)

Lá para quarta ou quinta-feira chegam os resultados das analises aos ganglios, que vão determinar a sua origem. Estou preparado para o pior mas, meus amigos, a vida passou a ter um novo sentido e, sem hesitar, vou vive-la um dia de cada vez!

E garantidamente, e independentemente do que vir por aí, vou enfrentar o touro pelos cornos!...

Um abraço a todos,
Paulo Dâmaso



PS - Quero agradecer a todos os médicos, enfermeiros e auxiliares que me ajudaram, apoiaram e incentivaram durante a minha estada no HDFF. Quero agradecer a todos os meus familiares e amigos que me visitaram e apoiaram. Enfim, quero que saibam que vos adoro a todos.

Um agradecimento muito especial Drª Amélia Pereira pela paciência, ajuda e empenho. Esta mulher há muito (e não, não é só por agora) que merecia ser homenageada pelo trabalho que faz. Fica a sugestão à autarquia, ao INEM, ao Hospital, aos colegas...

7 comentários:

LINDA FIGUEIRA! disse...

Paulo não sabia o que tinhas, só sabia que estavas doente mais nada.
Aqui deixaste o testemunho muito claro da provação que andas a passar mas, como dizes, vais enfrentar com toda a coragem e sair vitorioso!
Como eu ENTENDO o que estás a passar, e como falas da excelência da dedicação da Dra. Amélia a todos os seus doentes, sem dúvida um "ANJO DA GUARDA" daquele hospital, fossem todos como ela...

Também eu lhe devo muito e com ela continuo, e em perfeita consciência de que estou em boas mãos!
Sim, a Figueira já lhe deve uma homenagem mais que merecida. Espero bem que esse teu desejo manifestado aqui se torne uma realidade.

Estou contigo porque me tocou a mim igualmente!

Se o resultado que esperas for melhor do que pensas, será bom, se por acaso for o pior, vais vencer "numa boa", porque estás em boas mãos.

Um abração.

João Silva disse...

Oi… Paulo, cheguei mesmo agora aqui, sem saber de nada, enviado pelo “Marcha do Vapor” do nosso amigo Rogério.

Desejo-te as rápidas melhoras, e que 2010 seja um bom ano, com muita saúde.
Grande Abraço

amordemadrugada disse...

Paulinho!
Nao sabia que estavas doente!
Se soubesse que estavas aki tão perto tinha ido visitar-te, meu lindo!
Sim, há um momento imensooo em ke vamos ao fundo, depois...é só subir Paulito!
muita força para o que ainda está pra vir, (tu
es forte e tens um anjo da guarda bonito) E sim...a Doutora Amélia é das melhores profissionais que conheço!
Boa médica...muito...
Se precisares de alguma coisa...dispõe, meu amigo...
E eu a pensar que andavas a dar gás com os Cães Danados...txi
desculpa
beijito e as melhoras...força
;)
Que 2010 te traga muitaaaaaa saúde,tá?

Paulo Dâmaso disse...

Amor de Madrugada,
Eu também ando a dar gás com os Cães Danados mas agora é preciso repousar. A banda regressará em breve, assim eu esteja bem :)
Beijito.

Obrigado também "Linda Figueira" e ao João pelas vossas mensagens :)
Abraço,

Anónimo disse...

que a tempestade passe rápido, ou seja que recupere a sua saúde

Anónimo disse...

Querido amigo... sabes que estás a passar por uma prova que os deuses te aplicaram para justificares que ês mesmo um cão danado, não sabes?

Estás a passar por um GRANDE desafio que tenho a certeza que vais vencer... até porque temos um negócio internacional para resolver... não esquecer s.f.f.

beijos ENORMES e FOFOS

Ana Marcelino Cruz disse...

Estava prestes a adormecer e lembrei-me de vir ao teu blog, sei bem que já não dormiria devidamente se não o fizesse. No que for possível Paulo, estarei ao teu lado, como tu já tiveste e tens estado. Sei que tu tens e és força para ultrapassares este percalço que te foi posto no caminho, pois o masterplanner disto tudo só dá desafios a que os consegue ultrapassar. Um beijo grande com toda a amizade, PF *